domingo, 23 de fevereiro de 2014

Wellington apresenta projeto que vai priorizar a primeira infância

 
O senador Wellington Dias (PT-PI) apresentou no Senado Federal projeto de sua autoria que insere no Estatuto da Criança e do Adolescente, artigos que tratam especificamente dos cuidados, ações e programas voltados à primeira infância, que abrange a fase gestacional até a data em que a criança completa seis anos.

Segundo o senador piauiense, apesar das importantes ações do governo federal na garantia dos direitos das crianças e adolescentes brasileiras, "a primeira infância carece de uma atenção mais focada, de um olhar específico, de uma ação sensível às peculiaridades da idade".

No projeto apresentado por Wellington, está prevista dotação orçamentária específica para ações nas áreas de saúde e educação voltadas à primeira infância, além da proibição de propaganda de alimentos impróprios às crianças dessa faixa etária, especialmente os ricos em açúcar e gorduras.

“Esse projeto é fruto de um trabalho importantíssimo que envolve parlamentares de praticamente todos os partidos da Câmara e do Senado, fruto de uma negociação e de amplos debates que geraram a Frente Nacional da Primeira Infância”, destacou.

“O projeto que estamos apresentando, em resumo, diz que o Brasil precisa cuidar de suas crianças se quisermos uma sociedade melhor”, enfatizou, destacando que a ideia é inserir as alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Ele alertou que muitos estudos comprovam que uma infância descuidada, submetida a formas de violência e abandono, tem forte influência sobre a saúde física e mental do adulto que aquela criança virá a ser. O senador baseou seu projeto em estudos de vários especialistas, entre eles, o Dr. Jack Shonkoff, diretor e pesquisador do Centro de Desenvolvimento Infantil da Universidade de Harvard, Estados Unidos. Shonkoff afirma que “a sociedade vai pagar custos mais altos em educação corretiva, tratamento clínico, assistência social quando os circuitos neuronais não são formados apropriadamente no começo da vida e quando são ignoradas e negadas ações preventivas” (SHONKOFF, J.P. e FHILLIPS, D.A, eds. From Neurons to Neighborhoods: The Science of Early Childhood Development. Washington, DC : National Academy Press, 2000).

Para Wellington, em se tratando da Primeira Infância é fundamental repetir os argumentos que justificam a prioridade da atenção aos primeiros anos de vida por parte da família, da sociedade e do Estado. "A atenção à criança pequena é um direito dela, mas também um direito de seus pais ou responsáveis. Daí ser necessário que a atenção planejada pelo Estado seja abrangente dessa problemática e envolva a criança e a família, com medidas executadas em diferentes espaços e por diferentes setores, individualmente ou em conjunto", justificou o senador ao apresentar o projeto.

Nenhum comentário: