quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

QUARESMA - CAMINHADA PARA A PÁSCOA.


Raimundo Duarte DuarteCom o rito das cinzas – recebidas nesta quarta-feira - nós cristãos iniciamos o tempo sagrado da Quaresma. É um tempo de aproximação do irmão e de viver a experiência, da intimidade com Deus. É tempo de olharmos para dentro de nós e analisarmos como estamos vivendo. É tempo de preparar e mudar o nosso interior, nosso coração, rever nossa vida e mudar o que está errado. O Evangelho da quarta-feira de cinzas nos apresenta os elementos para isso: 
1. Oração – Procurar fazer a vontade de Deus. A oração é falsa quando ela procura manipular a Deus e/ ou quando se torna espetáculo público do próprio orante. (“Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar de pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens... Ao contrário, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa” - Mt. 6, 5 e 6.).
2. Jejum – Optar livremente pela privação de algo. Não é apenas jejum alimentar, vai muito além disso. Possibilita-nos a moderação, refreando nossos instintos. (“Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando... Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa” – Mt. 6, 16–18).
3. Esmola – Ajudar o próximo, discretamente. Para ter validade não pode ser feita com intenção exibicionista, pois é um ato de misericórdia. (“Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa” - Mt. 6, 2.).
- Esse tempo de Quaresma é um tempo muito próprio para que descubramos em nós o que significa: ORAÇÃO, JEJUM E ESMOLA.

Nenhum comentário: