domingo, 21 de fevereiro de 2016

Só para quem gosta de educação I

Escolhemos as principais informações sobre a educação que foram destaque na semana


Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas abre inscrição para 2016

Mesmo em greve no Piauí, as escolas públicas podem inscrever seus alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio na 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). As inscrições começam nesta segunda-feira (22) e vão até o 1º de abril, no site da competição.

O processo de seleção dos estudantes tem duas fases: a primeira acontece no dia 7 de junho e a segunda, em 10 de setembro. Os vencedores serão anunciados no dia 30 de novembro. Serão premiados 6,5 mil alunos (500 medalhas de ouro, 1,5 mil medalhas de prata e 4,5 mil medalhas de bronze) e concedidas cerca de 46 mil menções honrosas.
É necessário, portanto, que as escolas inscritas iniciem - logo sejam iniciadas as aulas - uma programação voltada para tal fim, no sentido de evitar os números vergonhosos que nossas escolas têm  atingido.
Especialista diz que proposta do currículo básico joga educação para baixo
Paula Louzano, doutora em política educacional pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos,  diz na Veja.com que o documento apresentado pelo MEC sobre a Base Curricular Comum Nacional, da forma como está, não formará um estudante dentro de bases sólidas, prejudicando sensivelmente o desenvolvimento da educação brasileira.
Educação em Goiás: governo estadual começa desmonte da educação e CNE dará parecer 
O Estado de Goiás quer transferir para Organizações Sociais OSs a responsabilidade de gerir as escolas de sua rede.
Num verdadeiro projeto de desmonte - ou incompetência - a intenção tem provocado nos educadores daquele estado uma profunda preocupação, e a pedido do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), o Conselho Nacional de Educação deverá exarar parecer sobre a questão em até três meses. 
Pela proposta do governo goiano, organizações sociais, que são entidades privadas sem fins lucrativos, deverão cuidar da administração e infraestrutura de escolas e poderão também contratar professores quanto funcionários administrativos. As OSs serão responsáveis pela formação continuada do corpo docente e pela garantia de melhorias no desempenho dos estudantes.
Educação é de berço?
Nos últimos anos têm se verificado um verdadeiro puxa-encolhe de quem deve partir a iniciativa de educar: família - escola - igreja. Essa postura deixa de lado um preciosíssimo tempo que jamais será recuperado.

Nenhum comentário: