terça-feira, 11 de abril de 2017

Redação: ganhando tempo


É mais que possível tirar nota 1000 na redação do Enem. Não é nenhum 'bicho-papão' - como se dizia no meu tempo - mais uma questão de ausência da prática diária e da análise de outros textos. Como costumamos dizer: não há texto inédito. Um texto sempre é reflexo de outros textos, aqueles que passamos anos absorvendo nas nossas leituras diárias.

Há, sim, um certo grau de dificuldade quando o assunto é produção de texto, uma vez que há uma certa 'preguiça' em ler. Esse é o maior desafio, afinal, não se pratica diariamente para adquirir habilidades necessárias, já que competências estudantes do ensino médio as têm.

Treinar, treinar, treinar... Assim se faz um campeão... Assim, também, pode-se fazer bons textos e ser avaliado de forma positiva na prova de Redação do Enem. Quando um técnico de futebol vai enfrentar um adversário, normalmente ele assiste com seus jogadores partidas daquele time. Assim, também, pode-se fazer lendo textos escolares que foram bem avaliados.

Colocamos à disposição de nossos leitores e alunos do ensino médio, publicação do Portal G1 - Educação que incita à leitura de redações nota 1000 do último ENEM. A coletânea foi liberada nessa terça-feira, 11 de abril, pelo Inep.



Nenhum comentário: