segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

UESPI poderá retornar ao antigo Vestibular


Paulo Henrique anuncia que UESPI poderá voltar ao velho Vestibular

Provavelmente as escolas públicas e privadas terão que readaptar seus planejamentos de conteúdos quanto à inclusão de Geografia, Literatura e História do Piauí caso se confirme as pretensões da Universidade Estadual do Piauí - UESPI em voltar ao velho sistema de Vestibular.

A informação de que há algum tempo a comunidade acadêmica pensa nessa mudança, dada pelo pró-reitor de Ensino e Graduação da Instituição, prof. Paulo Henrique. Segundo ele, existe um número significativo de evasão, uma vez que com o SiSU muitos alunos se matriculam na UESPI e logo são chamados por outras Instituições de Ensino Superior.

Vale ressaltar que a adesão ao SiSU, com as notas do ENEM, é uma forma democrática que equiparou estudantes tanto do ensino público, quanto do privado, bem diferente do vestibular tradicional. A ideia precisa ser discutida com os principais interessados: os estudantes, principalmente da rede pública.

O sistema de cotas e o Enem nunca foram bem vistos pelos empresários da educação, que tentam a todo custo mudara forma de inclusão de políticas públicas conquistada pelo ENEM e essa mudança da UESPI é um ponto favorável à indústria da educação que vem se instalando no Piauí.

Ainda não se sabe quais os resultados que virão com o Novo Ensino Médio, que reduziu a carga horária de disciplinas como História, Filosofia, Geografia, Filosofia, o que representa um prejuízo dado o exíguo tempo que estudantes das escolas públicas dispõem, vez que apareceram outras práticas.

  

Nenhum comentário: