O número de queixas contra os bancos subiu 1,8% em novembro, na comparação com outubro deste ano, de acordo com dados do ranking de instituições mais reclamadas, divulgado pelo Banco Central.
No mês passado, foram 893 casos, considerando todas as instituições financeiras com mais de um milhão de clientes, contra 877 registrados no mês anterior.
Frente a novembro de 2010, o número de reclamações contra bancos mostrou alta. Ainda considerando aqueles com mais de um milhão de clientes, as queixas contra as instituições bancárias aumentaram 42,9%, já que naquele mês o total de reclamações somou 625 queixas.
Santander assume o topo do ranking
No mês de novembro deste ano, o Santander assumiu a liderança do ranking das cinco instituições financeiras com mais de um milhão de clientes mais reclamadas. O banco registrou índice de queixas de 0,76 a cada 100 mil pessoas. Na sequência, vieram o Itaú, Banco do Brasil, HSBC e Bradesco.
BC tem autoridade para punir
O Banco Central do Brasil tem autoridade para punir as instituições financeiras por qualquer descumprimento de normas emanadas da autoridade monetária, inclusive as que dizem respeito ao atendimento ao cliente bancário.
As punições previstas em lei não se limitam à abertura de Processo Administrativo, passando pela advertência e multa, podendo chegar, inclusive, à penalidade máxima de inabilitação para trabalhar no mercado financeiro.
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