quarta-feira, 30 de maio de 2012

Cartão de crédito é o "vilão" dos endividados

O cartão de crédito foi apontado como o vilão dos inadimplentes. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), nesta terça-feira (29), 74,8% das famílias brasileiras disseram estar devendo no cartão de crédito.

A pesquisa apontou, ainda, que o percentual de famílias que relatou possuir dívidas entre cheque pré-datado, cartão de crédito, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguros recuou em maio de 2012, alcançando 55,9%, ante 56,8% em abril de 2012.

O número de famílias endividadas manteve-se num patamar inferior ao observado em maio de 2011, quando 64,2% haviam declarado ter dívidas, mas o percentual daquelas que possuem dívidas ou contas em atraso aumentou pelo quarto mês consecutivo, alcançando 23,6% do total, diz a CNC.

O percentual de famílias sem condições de pagar suas contas em atraso também aumentou, passando de 6,9% para 7,8%.

Os carnês de loja aparecem na mesma pesquisa como o segundo tipo de dívida mais citado. Eles foram apontados por 20,4% dos consumidores endividados. Em terceiro lugar vem o crédito pessoal, citado por 13,3%.

Nenhum comentário: