terça-feira, 15 de maio de 2012

ENEM 2012 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

Como Ler e Entender Bem um Texto
Com a adesão das universidades públicas piauienses ao ENEM, o que nos resta agora é centrar todos os esforços para atingir o máximo no Exame Nacional do Ensino Médio, que é a chave para o ingresso em um curso superior.
As estatísticas e a própria concepção do exame demonstram a necessidade de se ater às questões de análise e interpretação de textos que correspondem à maioria da prova.
Como já publicamos anteriormente, faz-se necessário um olhar mais aprofundado nessas questões, que podem ser o diferencial ao ingresso tão esperado em um curso superior.
Para um resultado satisfatório é necessário entender que no processo de leitura, basicamente, deve-se alcançar a dois níveis de leitura: a informativa e de reconhecimento e a interpretativa.
A primeira deve ser feita de maneira cautelosa por ser o primeiro contato com o novo texto. Desta leitura, extraem-se informações sobre o conteúdo abordado e prepara-se o próximo nível de leitura.
Durante a interpretação propriamente dita, cabe destacar palavras-chave, passagens importantes, bem como usar uma palavra para resumir a ideia central de cada parágrafo. Este tipo de procedimento aguça a memória visual, favorecendo o entendimento.
Não se pode desconsiderar que, embora a interpretação seja subjetiva, há limites. A preocupação deve ser a captação da essência do texto, a fim de responder às interpretações que a banca considerou como pertinentes.

         No caso de textos literários, é preciso conhecer a ligação daquele texto com outras formas de cultura, outros textos e manifestações de arte da época em que o autor viveu. Se não houver esta visão global dos momentos literários e dos escritores, a interpretação pode ficar comprometida. Aqui não se podem dispensar as dicas que aparecem na referência bibliográfica da fonte e na identificação do autor.
A última fase da interpretação concentra-se nas perguntas e opções de resposta. Aqui são fundamentais marcações de palavras como não, exceto, errada, respectivamente etc. que fazem diferença na escolha adequada.
Muitas vezes, em interpretação, trabalha-se com o conceito do "mais adequado", isto é, o que responde melhor ao questionamento proposto. Por isso, uma resposta pode estar certa para responder à pergunta, mas não ser a adotada como gabarito pela banca examinadora por haver uma outra alternativa mais completa.
Ainda cabe ressaltar que algumas questões apresentam um fragmento do texto transcrito para ser a base de análise. Nunca deixe de retornar ao texto, mesmo que aparentemente pareça ser perda de tempo.
A descontextualização de palavras ou frases, certas vezes, é também um recurso para instaurar a dúvida no candidato. Leia a frase anterior e a posterior para ter ideia do sentido global proposto pelo autor, desta maneira a resposta será mais consciente e segura.

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