sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Bancada feminina da ALEPI terá muitos desafios

Teresa Brito (primeira da esquerda), Flora Izabel, Lucy Soares e Janaína Marques
Apenas quatro deputadas vão representar um contingente de mais de 1.800.00 mulheres piauienses, o que representa um enorme desafio diante de tantos problemas que afetam essa população, desde as maiores cidades, até às menos populosas.

Estabelecer políticas públicas de amparo às mulheres vitimadas pela violência, especialmente o feminicídio, é um deles. O Piauí aparece quase no topo dos estados brasileiros em que ocorrem grande número de crimes contra mulheres. Em 2018, 55 mulheres foram assassinadas no Piauí. 25 delas sofreram feminicídio, o que corresponde ao percentual de 45.5% do total de assassinatos. De 1º de janeiro a 11 de fevereiro de 2019, cinco mulheres já foram mortas vítimas de feminicídio no Piauí. Os dados são do Núcleo Central de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Segurança do estado, e mostram que todos aconteceram em cidades do interior.

Quem pensa que apenas quatro mulheres não tem fôlego para os desafios, está cometendo um engano grosseiro. Lucy Soares (PP), a segunda mais votada do estado, com 57.384, apesar de ser o seu primeiro mandato, traz na bagagem a experiência de implantação de várias políticas públicas na Capital, Teresina, acompanhando seu esposo, o Prefeito Firmino Filho. Janaína Marques, reeleita para o seu segundo mandato, obteve 41.653 votos- além da experiência do seu primeiro mandato, já foi prefeita. Flora Izabel, com 29.061 votos, já exerceu vários mandatos de deputada estadual. Teresa Brito (PV), com 19.532 votos, em seu primeiro mandato vai contar com a vasta experiência como vereadora de Teresina.

Em Campo Maior, três das quatro parlamentares marcaram presença nas urnas. Lucy Soares foi a décima mais votada, com 364 votos; Janaína Marques obteve 155 votos e Teresa Brito 96 votos.

Um comentário:

Pedro Monteiro disse...

Triste isso! A maioria da população carente de serviços do estado são ppp: "pardas" pobres e pretas. Não entanto, o perfil das nobres deputadas estão bem distante, né!

Nas próximas eleições para a assembléia quero ver deputadas eleitas que tenham perfis diferente. Preferencialmente, ao menos uma seja representante legitima da nossa Campo Maior. Estou aqui pensando em um nome...... mas, por enquanto, é segredo!