segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Televisão ainda é o meio de comunicação predominante entre os brasileiros

A televisão continua sendo o meio de comunicação mais utilizado pelos brasileiros. O dado é da Pesquisa Brasileira de Mídia 2015 (PBM 2015).

De acordo com levantamento, 95% dos brasileiros assistem TV regularmente e 74% a veem todos os dias. A pesquisa apontou também que o rádio ainda é o segundo meio mais utilizado, apesar do crescimento da internet.

Realizada pelo Ibope, a PBM entrevistou mais de 18 mil pessoas em todo o País e confirmou a predominância dos meios eletrônicos nos hábitos de consumo da população brasileira. Prova disso, é que os expectadores brasileiros passam em média 4h31 em frente à TV durante a semana e 4h14 nos finais de semana.

Segundo o levantamento, o período de maior exposição à TV é no chamado horário nobre, de 18h às 23h, embora nos dias de semana haja um pico de audiência na hora do almoço e, durante os finais de semana, no período da tarde.

O tempo de exposição dos brasileiros à televisão também sofre influência de gênero, idade e escolaridade. As mulheres, por exemplo, passam mais tempo em frente à TV (4h48), diariamente, do que os homens (4h12). Além disso, os mais jovens (de 16 a 25 anos) assistem cerca de uma hora a menos de televisão por dia do que os mais velhos (acima dos 65 anos).

A televisão também fica mais tempo ligada na casa das pessoas com escolaridade menor, até a 4ª série (4h47), do que no domicílio daqueles que possuem nível superior (3h59).

A Pesquisa apontou também a expansão do acesso à TV por assinatura no Brasil, que já atinge 26% dos lares brasileiros. No entanto, seu acesso ainda é mais frequente nos grandes centros urbanos e na população com maior poder aquisitivo e escolaridade. Já o acesso à TV parabólica é mais comum no interior do Brasil.

Nenhum comentário: