quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Erros de português eliminam 40% dos candidatos a vagas de estágio

Segundo pesquisa, 40% dos candidatos a vagas de estágio são eliminados por não obterem resultados satisfatórios nas questões de português.

          Todos sabem que português é uma das matérias que mais causa insatisfação e apreensão em concurseiros, concursandos ou concorrentes de qualquer tipo de prova. O que pouca gente ainda não sabe é quantificar, em números exatos, qual a dimensão dessa insatisfação coletiva, razão de muitas desclassificações.

           Mas isso já está documentado. É que uma pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (NUBE) demonstrou aquilo que já suspeitávamos há tempos: foi constatado que em seleções para preencher vagas de estágio 40% dos candidatos são eliminados por não obterem resultados satisfatórios nas questões de português.

           Ao todo, foram estudados os resultados de 6.716 estudantes  que somaram uma reprovação coletiva de 39,78% nos níveis superior e tecnológico. Com alunos de nível médio e técnico os resultados não foram muito diferentes, mas o índice é um pouquinho menor - 36,73% em testes de ortografia.

            Entre as áreas específicas de alguns cursos, as que mais tiveram índice de desaprovação foram Artes e Design, com  70,59%, e Matemática, com 66%. Surpreendentemente,  o curso de Pedagogia também conseguiu demarcar seu território  entre os que mais possuem desaprovação em língua portuguesa: foram 50% dos alunos.

            Mas engana-se quem pensa que estudantes de uma área como jornalismo necessariamente se sairiam melhor. O resultado da pesquisa para esses universitários também foi desanimador, pois atingiu 49,45%.


Nenhum comentário: