domingo, 26 de agosto de 2012

SÉRGIO EMILIANO

                                                    VEM AÍ AS ELEIÇÕES

          Temos várias espécies de políticos. Assim como as plantas, assim como os animais ditos “irracionais”. Flanam pelas ruas como zumbis atrás de votos, mostrando seus caninos encharcados de promessas. Há os que mentem descaradamente e os que nada prometem, pois aprenderam que os eleitores já não são os mesmos. Uns bajulam os candidatos a prefeito, comem e bebem de graça, sorriem de piadas sem graça e imitam papagaios e carrapatos. Outros querem folga do trabalho e outros têm uma ficha criminal “cagadíssima”. E o que dizer dos que são analfabetos funcionais?

          Nas fotos dos “santinhos” deixam o photoshop correr solto. Os que querem se reeleger vivem numa corda bamba com medo de serem julgados nas urnas. Muitos pulam mais do que pipoca em panela quente. Vão aonde o dinheiro vai. São os piores... Também temos aqueles que têm certeza das suas derrotas e mesmo assim, sempre se candidatam como forma de valorizar suas pobres vidas, ricas em insignificância.
 
       O engraçado ou trágico (como queiram), é que entendemos tanto desses políticos, pensamos que votamos certos e sempre erramos outra vez.  Parece um jogo de gato e rato, onde os ratos sempre saem ganhando.

          Vem aí o 7 de outubro com suas falcatruas, com o lucro dos postos de gasolina, com os saques nos bancos. Daqui, quase que já vejo, as urnas chegando e os mesários sendo convocados. Nessa miríade, não temos opções entre candidatos, fica uma democracia subdesenvolvida, uma eleiçãozinha de merda, com mais conchavos do que qualquer outra coisa.
 
          Toda época de eleição eu sempre repito: “Chega! Não voto mais.” Mas fico com remorso, analiso que ainda estamos aprendendo e fico com pena de anular o meu voto. Eleitor é eleitor. Não tem jeito! Só nos resta esperar por um milagre, seguir  acreditando que tudo poderá dar certo para as futuras gerações. É assim que vejo as eleições em nossa cidade, porque a esta altura, quem conhece de política partidária já se acostumou e quem não, entrega para Deus.

Sergio Emiliano.

Nenhum comentário: