domingo, 9 de novembro de 2014

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias ficou mais pesada esse ano

Já havíamos postado em nosso blog que a prova de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias da edição 2014 do ENEM poderia ser uma surpresa, inclusive privilegiando um pouco mais questões que envolvessem a gramática. Não deu outra. Hoje tivemos uma prova que cobrou a compreensão verbal, pronominal e conjunção, tornando-a mais puxada.

As questões interpretativas exigiram do candidato mais conhecimento técnico, indo além da compreensão do texto. Necessário se fez o conhecimento dos recursos intertextuais, figuras de linguagem e funções da linguagem. Nos últimos dias reservamos em nossas aulas um espaço mais detalhado para a revisão desses conteúdos.

Há algum tempo o ENEM vinha privilegiando os textos não verbais (charges e imagens), o que foi reduzido significativamente em 2014, ocupando os textos médios grandes espaços, tornando a prova um pouco cansativa, até mesmo pela cobrança dos gêneros textuais.

A charge criticando o excesso de selfies na sociedade atual - no enunciado, havia o desenho de um robô fazendo o autoretrato em Marte - e que virou piada na web, prova, mais uma vez, que o Enem está antenado com o cotidiano e com as redes sociais.

A questão que mostrava a música sertaneja como preferência nacional – diferente do senso comum de Brasil como país do samba, mostra que a prova não se restringiu apenas ao Modernismo na literatura, teve também música contemporânea. Além de quebrar um paradigma, a questão trouxe uma informação curiosa aos candidatos.

Nenhum comentário: