segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Mais uma pérola do Claúdio Barros

O jornalista Cláudio Barros, refinado e espirituoso em sua lavra jornalística, sai com mais uma de suas pérolas políticas, que aqui transcrevo.

"O BAILE DA IRRESPONSABILIDADE FISCAL

Um dos mais divertidos episódios da história do Brasil foi o Baile da Ilha Fiscal, a última grande festa do Império agonizante.

No Piauí, o fim do (des)governo do senhor Zé Filho - Piauí guarda leve semelhança com o fim de festa no Império. Aqui, temos o baile da irresponsabilidade fiscal, conforme noticiou ontem o Jornal Diário do Povo, ao informar que o governo do Piauí vai antecipar para dezembro a cobrança do ICMS que deveria ser recolhido em janeiro. Para ficar mais simples: o Estado está como aquela pessoa que usa o limite do cheque especial como receita, ou seja, faz dívida para pagar as despesas do dia-a-dia.

Estamos diante de uma tragédia fiscal. O Estado lança mão de um artifício criminoso: pega a receita que deveria cobrir as despesas de exercício fiscal futuro para pagar gastos cujo recursos deveriam estar previamente provisionados, mas que evaporaram no mais ruinoso período de governo que se tem notícia na história do Piauí, desde a virada de 1990 para 1991, quando Alberto Silva, do mesmo PMDB do Zé Ninguém, conseguiu o feito de gastar 20% a mais das receitas do Estado com pagamento de servidores".

Nenhum comentário: