quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Em conferência de educação, Dilma ressalta importância da participação popular


conae 2014
Presidenta ressaltou o processo democrático na construção do Plano Nacional de Educação, lembrando que o sancionou sem vetos

São Paulo –Ao discursar nesta quinta-feira (20) na 2ª Conferência Nacional de Educação (Conae 2014), a presidenta Dilma Rousseff disse que os resultados do encontro podem embasar a regulamentação do Plano Nacional de Educação. “Este deverá ser o ponto de partida para as mudanças curriculares dos ensinos fundamental e médio, tornando-os mais eficientes para a formação cidadã e aproximando do mundo do trabalho. Com a base nacional comum, poderemos também construir os novos currículos do ensino superior, ponto fundamental para a formação dos novos professores”, disse a presidenta.
conae 2014Ela destacou a importância da participação social na construção das políticas públicas e ressaltou o processo democrático de construção do PNE, por meio de discussões em edições anteriores do Conae. Lembrou ainda que sancionou o plano sem vetos.

Dilma defendeu também a valorização dos professores, tanto no aspecto da formação quanto na melhoria dos salários. “O desafio da valorização do professor não pode estar baseado em frases genéricas. Temos que construir um caminho para que o Brasil tenha, em um prazo curto, não só a carreira mais clara para o magistério, mas refletindo na qualidade da remuneração”, disse.

A presidenta defendeu o respeito ao direito de opinar, criticar e reivindicar, que, segundo ela, caracterizam a democracia em uma sociedade moderna e inclusiva. “Sabemos que a democracia representativa tem o Congresso e as Casas Legislativas como espaço privilegiado e fundamental de deliberação", afirmou Dilma.

ela, tem de ser garantido à sociedade civil organizada o direito de opinar, de falar, de criticar, dar sugestões, contribuir com suas experiências e reivindicações. "A participação popular nas políticas públicas não é uma dádiva do governo, mas uma conquista da sociedade brasileira que deve ser respeitada."

A destinação de 75% dos royalties do petróleo e 50% do fundo social do pré-sal para a educação, garantindo recursos para transformar a educação no grande motor de desenvolvimento nacional também foi destacada por Dilma. Ela disse que os recursos devem garantir a valorização dos professores, do incentivo à educação integral e da alfabetização na idade certa.

Corrupção

Dilma disse que o governo não faz qualquer tipo de pressão para inibir investigações sobre casos de corrupção no país. Sem citar casos específicos, Dilma disse que a Polícia Federal e o Ministério Público estão investigando corruptos e corruptores e que o combate à corrupção nunca foi tão firme e severo como em seu governo.

“A Polícia Federal, o Ministério Público e instituições do estado brasileiro estão investigando corruptos e corruptores e não há qualquer tipo de pressão do governo para inibir as investigações. Não tenho, nunca tive e nunca terei tolerância com corruptos e corruptores. Queremos a investigação em toda sua integralidade. O Brasil sairá muito mais forte desse processo, mais forte ainda por respeitar as regras do Estado de Direito em que vivemos”, disse.

Crédito da matéria:
RBA

Nenhum comentário: