Depois da trapalhada do Santander, que previu uma
tragédia econômica em caso de reeleição da presidente Dilma Rousseff e
em seguida pediu desculpas, o QG da campanha petista comemorou neste
domingo uma nova vitória; por decisão da Justiça Eleitoral serão
retiradas do ar, pelo Google, todas as peças publicitárias da empresa de
análise de ações Empiricus Research; os anúncios, que se alastravam
pela internet, tinham slogans polêmicos; "como se proteger da Dilma",
era um deles; "o fim do Brasil", é outro; para o PT, as peças
publicitárias faziam parte de uma estratégia de "terrorismo econômico"
247 - Depois de obter do comando do Santander um
pedido de desculpas e a demissão dos responsáveis por um relatório que
previa caos econômico em caso de reeleição da presidente Dilma Rousseff,
o PT comemorou, neste domingo, uma nova vitória. Por determinação da
Justiça Eleitoral, o Google retirará do ar todas as peças publicitárias
da empresa de análise de ações "Empiricus Research", que, segundo o PT,
também faziam "terrorismo econômico".
Os slogans da Empiricus, que se alastravam pela internet, eram
polêmicos. Um deles dizia "Como se proteger da Dilma". Outro foi um dos
primeiros a comparar a derrota da seleção brasileira na Copa por 7 a 1
para a Alemanha com dados econômicos (7% de inflação, 1% de
crescimento), numa metáfora que, logo depois, foi usada por adversários
da presidente Dilma na disputa eleitoral. O relatório mais fala até no
"fim do Brasil". Isso mesmo, o fim do Brasil.
Conheça aqui quem faz a Empiricus e leia abaixo postagem do site Muda Mais sobre a determinação do TSE:
Saiba como proteger da Empiricus: TSE determina retirada de propaganda irregular
No último dia 25 de julho, a campanha de Dilma Rousseff entrou com uma representação judicial junto ao TSE contra a Empiricus Consultoria & Negócios(link is external),Aécio Neves e
o Google por propaganda eleitoral irregular. Hoje (27), a justiça
determinou que o o google retire imeditatamente do ar toda e qualquer
propaganda irregular da Empiricus.
Nós já dissemos aqui como funciona a
atuação da Empiricus, empresa que se define como “casa independente de
análise de ações” e oferece recomendações sobre o mercado financeiro. Já
explicamos aqui como as consultoras e empresas do ramo têm usado a especulação eleitoral para criar um cenário de terror nestas eleições de 2014.
Pois bem, ao contrário da oposição – que entra com representações judiciais a cada passo da Presidenta da República (link is external)– nós respeitamos o direito de livre expressão, conforme previsto no Marco Civil da Internet - a legislação mais avançada no que diz respeito à rede no mundo todo e que o governo federal, em parceria com a sociedade civil, tornou possível.
Acontece que o conteúdo divulgado pela Empiricus em sites de grande circulação como os dos jornais O Estado de Minas(link is external) e Correio Braziliense(link is external) ultrapasa
os limites da liberdade de informação e fere o que está previsto na
legislação eleitoral. Ao anunciar formas de “proteger o seu patrimônio
da Dilma”, a empresa cria um cenário de terror creditando à reeleição da
presidenta uma possível oscilação (normal, diga-se de passagem) do
mercado financeiro. Tal qual fez o banco Santander nesta semana, como
noticiamos aqui.
Além da propaganda contrária à Dilma, a empresa ainda criou chamadas
favoráveis ao candidato da oposição, Aécio Neves. Ao abrir uma página
vinculada a um anúncio da Empiricus e clicar em uma notícia sobre
política, você corre o risco de se deparar com a seguinte mensagem: "E
se o Aécio Neves Ganhar? Que ações devem subir se o Aécio Ganhar a
Eleição? Descubra Aqui, já".
Nós somos a favor da liberdade de expressão e, mais ainda, do jogo limpo – dentro e fora de campanha. ADilminha é Paz e Amor, mas respeito é bom e a gente gosta. Empiricus, chega de propaganda eleitoral irregular!
Crédito da matéria: brasil247.com
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