O atual governo do Brasil e uma dúzia de artistas que ganham milhões anualmente com shows pelo Brasil afora, querem acabar com a meia-entrada em eventos culturais e esportivos. Qual a opinião que você tem sobre o assunto?
Expectativas em excesso, insegurança em relação ao futuro, medo de julgamentos e instabilidade emocional. Todos esses sintomas afetam, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, 1 em cada 5 adolescentes no Brasil, ocasionando assim a falta de saúde mental.
A adolescência e os primeiros anos da vida adulta são épocas em que ocorrem muitas mudanças, pois são feitas as principais escolhas que moldam o futuro de alguém. É nessa hora que vêm à tona aquela pergunta que nos assombra desde a infância: o que você quer ser quando crescer?
Como consequência, uma carga emocional gigantesca decai sob os ombros de quem ainda está se preparando para encarar de fato os obstáculos da vida. Todo este excesso, seja de informação, sentimento ou pressão familiar, afeta diretamente o psicológico destes jovens, que se sentem cada vez mais vulneráveis e perdidos.
Além desses fatores, as mudanças sociais, que variam nas diferentes culturas, geram um impacto relevante nas transformações comportamentais durante esse período. Afinal, a adolescência é o momento de descoberta, onde você está de fato aberto a mil possibilidades. Como resultado, muitos jovens acabam caindo em verdadeiras crises existenciais e de identidade.
O advento da indústria 4.0, onde a informação circula com uma fluidez nunca vista e a tecnologia é quase intrínseca ao humano, também afeta alguns aspectos relacionados à saúde mental, pois permite que informações diversas cheguem aos jovens como um soco no estômago. Tudo é muito rápido, denso e intenso.
Entre as principais causas que afetam a saúde mental de adolescentes, estão a depressão, transtorno alimentar e o uso de álcool e drogas ilícitas. Além de ocasionarem uma série de complicações físicas e psicológicas, tais causas se tornaram ponto de partida para a pior das situações quando se trata de saúde mental: o suicídio.
Diante disso, o cenário de saúde mental envolvendo adolescentes se mostra no mínimo preocupante.
Não deixe de lado a comunicação
Uma importante aliada de quem está enfrentando algum tipo de problema em relação à saúde mental é a comunicação. Guardar na “mochila” todos os problemas nem sempre é a melhor das escolhas, afinal, ninguém está preparado para lidar com tudo sozinho.
Neste momento, a presença familiar, de amigos ou quem quer que seja é de extrema importância. Para garantir que nada fuja dos trilhos e que você possa sair de situações que comprometam sua saúde, não deixe de pedir ajuda. Procure alguém de confiança e que possa auxiliar nessa busca por ajuda profissional, pois ela é indispensável.
Crédito da matéria: Mercadizar.com