quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Janeiro Branco: veja atitudes que podem ajudar a ter uma vida mais plena e dicas de ações para começar já

  1. Faça atividades físicas — Praticar uma atividade faz com que o corpo produza mais serotonina e endorfina, neurotransmissores relacionados à sensação de bem-estar. Eles influenciam diretamente no humor, no apetite, no ritmo cardíaco e no sono reduzindo sintomas de estresse e ansiedade.
  2. Tenha um sono com qualidade — Dormir pelo tempo necessário, entre seis e oito horas ininterruptas diárias, ajuda no descanso da mente. 
  3. Relaxe a sua mente todos os dias — Descubra a atividade que lhe ajudará a manter a mente mais relaxada. Pode ser ouvindo uma música, praticar exercícios de respiração ou meditar. O importante é ter a consciência da necessidade de manter a mente relaxada por um tempo, diariamente. 
  4. Pratique uma atividade de lazer — Duas vezes por semana, pelo menos, dedique um tempo do dia para praticar uma atividade que goste de fazer, um hobby. 
  5. Socialize — É fundamental manter uma rede de amigos fora das redes sociais da internet. É preciso olhar nos olhos do outro, conversar e abraçar. Se não tiver amigos, busque um grupo com o qual se identifique: seja de dança, de praticantes de esportes, um coral ou outra atividade que lhe dê prazer. Certamente, encontrará pessoas com gostos parecidos, facilitando o desenvolvimento de novas amizades. 
Fonte: Samanta Sittart, psicóloga, escritora e integrante do Grupo de Pesquisa Envelhecimento e Saúde Mental, do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS.

Dez ações para você começar agora

  1. Esteja mais presente.
  2. Viva a vida com respeito.
  3. Tenha mais diálogos.
  4. Invista em afeto.
  5. Cuide da sua saúde.
  6. Busque autoconhecimento.
  7. Dê-se mais tempo.
  8. Viva com mais sentido.
  9. Diga não a violências.
  10. Diga não a preconceitos.
Fonte: Leonardo Abrahão, criador da campanha Janeiro Branco.

Nenhum comentário: