sábado, 6 de maio de 2017

Inscrições para o Enem 2017 começam às 10 horas de segunda-feira

Está começando a contagem regressiva para grande parte dos estudantes brasileiros. Neta segunda-feira (8 de maio), a partir das 10 horas  começam as inscrições para o Enem 2017. Estudantes devem ficar atentos.  O cadastro para a prova poderá ser realizado até as 23h59 do dia 19 de maio. Este ano, a aplicação do exame ocorrerá nos dias 5 e 12 de novembro. Estão sendo esperados 7,5 milhões de candidatos.

Pelas novas regras do edital, estudantes  de escolas públicas que concluirão o Ensino Médio em 2017, os participantes de baixa renda que integram o CadÚnico e os que se enquadram na lei 12.799/2013 que, entre outros critérios, isenta de pagamento aqueles com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1.405,50, não pagarão a taxa de R$ 82,00.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), todos os pedidos de isenção serão conferidos. Caso o candidato não se enquadre, poderá gerar o boleto e pagar a taxa para participar do Enem. Se as informações prestadas forem falsas e for constatada concessão indevida de isenção, o participante será eliminado do exame e terá que ressarcir a taxa.

A partir deste ano, o sistema de inscrição permitirá que o participante informe o Número de Identificação Social, do CadÚnico. Para que a isenção seja validada, é preciso que os dados pessoais sejam iguais aos cadastrados na base da Receita Federal.

Os participantes isentos que não comparecerem nos dois dias de prova e quiserem fazer o Enem 2018 sem pagar a taxa terão que justificar a ausência por meio de atestado médico, documento judicial ou boletim de ocorrência. Caso contrário, perderão a isenção.

Nenhum comentário: