domingo, 21 de maio de 2017

Nem só de obras físicas vive a prefeitura de Campo Maior

Nesta semana dois grandes eventos realizados pela Prefeitura de Campo Maior mostraram a importância das obras que não se ver. Na quarta-feira (17 de maio) a Secretaria de Saúde iniciou o Programa Saúde no Campo e na quint-feira (18) a Noite Cultural Contra o Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. As duas ações são estratégias importantíssimas no atual contexto social do município. 
O Prefeito Professor Ribinha, o Secretário de Saúde Marcelo Miranda acompanharam tudo de perto
Com 150 atendimentos iniciais no Povoado São Joaquim. Mais de 30 profissionais da área da saúde foram mobilizados para prestarem atendimento nas áreas de fonoaudiologia, ginecologia, odontologia, fisioterapia, exames laboratoriais e imunizações. A ação faz parte da interiorização de serviços na área da saúde, que em muitos casos, só estão disponíveis na zona urbana, dificultando o acesso das pessoas da zona rural que necessitam de atendimento especializado.

Outros serviços foram ainda disponibilizados para a população da região, como o exame papanicolau, dispensação de medicamentos e atendimentos na área de enfermagem, facilitando, assim, a vida de muitas pessoas, que tiveram o atendimento mais próximo de suas casas. A novidade mesmo ficou por conta de atividades de pilates, que mobilizou e agradou as gestantes da região.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Miranda, "a determinação do Prefeito Professor Ribinha é que esses serviços passem a ser frequentes em todas as áreas rurais onde tem uma Unidade Básica de Saúde, como forma de melhorar os índices de saúde do município, que já são bem significativos no contexto geral pelas ações que são realizadas diariamente".

A segunda ação foi a realização de um evento cultural para chamar a atenção da população quanto ao alarmante número de crianças e adolescentes que são molestadas em Campo Maior.
De forma lúdica e artística, com a participação de crianças assistidas pelos diversos programas sociais desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social - SEMAS, a população campo-maiorense foi levada a refletir sobre o tema. 

A mobilização dos técnicos da Semas na campanha "Faça Bonito" parte da necessidade de enfrentamento e combate dos casos de abusos sexual de crianças e adolescentes e chamou a atenção pela forma como foi apresentado.

A campanha, embora nacional e realizada a 43 anos, pela primeira vez recebe uma roupagem diferente, uma vez que há a preocupação da Secretária de Desenvolvimento Social, Nilzana Gomes, que tomou pessoalmente a responsabilidade de tornar o evento uma ação concreta e permanente. 

O que chamou a atenção dos organizadores do evento foi a participação da comunidade, que até então era bastante retraída quanto ao assunto. Para o Prefeito Professor Ribinha, "as ações e o compromisso pessoal da Secretária Nilzana Gomes e todo o engajamento da equipe da Semas, foram os motivos que levaram a participação de tantas pessoas na Praça de Eventos Valdir Fortes que acreditam na seriedade das ações desenvolvidas pela Prefeitura de Campo Maior.  

Nenhum comentário: