sábado, 20 de maio de 2017

Prefeitura implanta Saúde no Campo e leva especialidades médicas à zona Rural

Levar para a zona Rural os serviços médicos que geralmente só estão disponíveis na cidade é uma o principal objetivo do Programa Saúde no Campo, uma ação  da Prefeitura de Campo Maior, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, que começou a ser implantado no município, tendo a sua edição na comunidade São Joaquim.
Saúde chega para os menos assistidos
A iniciativa disponibilizou uma equipe de 30 profissionais para atender quase 150 pessoas da comunidade São Joaquim com especialidades como fonoaudiologia, ginecologia, odontologia, fisioterapia, exames laboratoriais e imunização.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcelo Miranda, o programa Saúde no Campo levou aos moradores da comunidade São Joaquim consulta médica e de enfermagem, coleta de material para exames, coleta de Papanicolau, vacinação, dispensação de medicamentos, verificação de sinais vitais e glicemia capilar.

Segundo o secretário ainda foram feitos testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite B, pilates para gestantes, higienização corporal infantil, escovação supervisionada, aplicação de flúor, avaliação bucal, moldagem de próteses dentárias, otoscopia/triagem auditiva de escolares, pesquisa de vetores e combate ao Aedes aegypti.

O prefeito Professor Ribinha, que estava acompanhado do vereador Manin Pereira, esteve na comunidade nessa quinta e acompanhou as atividades do Saúde no Campo. O prefeito garantiu que outras comunidades receberão as ações do programa. “Nosso objetivo é atender todo o município, estendendo o atendimento feito pela Estratégia de Saúde da Família”, revela.
VEJA OS NÚMEROS DA 1ª EDIÇÃO DO SAÚDE NO CAMPO (SÃO JOAQUIM)
Confecção de próteses dentárias - 20
Teste rápido para HIV - 34
Teste rápido para sífilis - 34
Teste rápido para hepatite B - 34
Coleta de Papanicolau - 13
Consulta médica em clínica geral - 57
Higienização corporal - 28
Escovação supervisionada - 38
Aplicação de flúor - 38
Controle de vetores - 10
Combate ao tabagismo - 5
Otoscopia/triagem auditiva de escolares - 37
Pilates com gestantes - 4
Verificação de sinais vitais - 38
Dosagem de glicemia capilar - 25
Doses de vacinaa aplicadas - 170 (todos os tipos de vacina, com exceção da BCG)
Coleta de exames laboratoriais - 19 pacientes coletados (seguintes exames: hemograma, glicemia, colesterol e triglicerideos - totalizando 76 procedimentos realizados)⁠⁠⁠⁠

Fonte: CCOM/PMCM



Nenhum comentário: