quinta-feira, 25 de maio de 2017

Câmara de Campo Maior debaterá "Calcanhar de Aquiles"

Vereador Neto dos Corresores
A atividade extrativista localizada na região dos Carnaubais e, especificamente, no município de Campo Maior é considerada como uma das principais atividades de remuneração da população residente no interior. Tal trabalho se dá pela extração de produtos naturais, muitos deles advindos diretamente de plantações destinadas para este fim. Plantas, seivas, pastagem, madeira, frutos e cascas de tronco são apenas alguns dos exemplos de recursos que podem ser trabalhados pelo extrativismo. Na região de Campo Maior, a retirada da cera da Carnaubeira (Copernicia prunifera) é a principal atividade extrativista remunerada.

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, ocorrida nesta terça-feira (23/05), o vereador Neto dos Corredores expôs sua preocupação com o tema e suas relações de empregabilidade, visto que, a maioria dos trabalhadores deste ramo são empregados apenas no propósito de passar alguns meses no trabalho, tornando-se obrigatória a busca por outra forma de renda para complementar o sustendo familiar.

O parlamentar criticou as exigências rigorosas do Ministério do Trabalho e relatou sua preocupação com a atual situação de tais trabalhadores. “É importante que avaliemos a situação do trabalhador, mas essas exigências, tais como banheiros químicos no local de trabalho, assinatura de carteira e várias outras burocracias, exigidas em um momento de crise em que passamos, poderá onerar o produto final mais ainda, obrigando o receptor final do produto que passe a pagar mais impostos, sem falar na possibilidade de burocratizar ainda mais a aposentadoria dos trabalhadores extrativistas, pois o INSS costuma ser vagaroso na concessão do benefício da aposentadoria destes trabalhadores”, relatou.

A pedido do vereador, a Câmara realizará uma audiência pública no próximo dia 06 de junho às 08h30 para debater diretos dos trabalhadores extrativistas de Campo Maior com a presença de extrativistas, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, de representantes do MT e da sociedade em geral.

Nenhum comentário: