quinta-feira, 19 de julho de 2012

EDUCAÇÃO EM RISCO



Se depender do nível de grande parte dos candidatos a prefeitos e vereadores espalhados pelo Piauí afora, a educação está correndo um risco grave e sério.

E aí podemos fazer a seguinte indagação: o que esses candidatos, se eleitos forem, farão pela educação? Certamente, nada! E por mais que tenham boa intenção jamais poderão entender a importância desse setor no desenvolvimento de um município.

Em nossa região, dois candidatos se enquadram nesse “analfabetismo funcional”: Raimundo Pinto (candidato à reeleição) de Boqueirão do Piauí e seu concorrente Gervásio Barbosa. O Candidato “Solteiro”, terceiro concorrente, tem apenas o ensino fundamental.

O atual prefeito de Boqueirão do Piauí, a quem conheço já há alguns anos, embora cercado de assessores que o ajudam na condução de setor tão importante, certamente encontra certas dificuldades no quesito ousar.

Não podemos mais conviver apenas com essa educação de “números”, onde se quer apenas cumprir determinadas imposições legais. É preciso ousar e atribuir à educação um lugar de destaque com ações decisivas quanto à mudança de mentalidade. Se todos ficam apenas nesse “feijão com arroz”, sem coragem de tomar decisões afirmativas e incrementar esse modelo que aí está, jamais chegaremos a patamares de município, estado ou nação civilizados.

Precisamos nos conscientizar da importância do nosso voto, tanto para o executivo quanto para o legislativo. Às vezes damos importância quase que única ao chefe do executivo e nos esquecemos que cabe à Câmara Municipal a apresentação de leis capazes de fazer a diferença na vida do cidadão. É à Câmara de Vereadores que são enviados projetos que se transformam em leis que em muitas vezes são apenas puras formalidades. 

Nenhum comentário: