domingo, 1 de julho de 2012

Estradas aguardadas há mais de 25 anos tira familias de isolamento



As 40 famílias das comunidades Santa Rosa e do Assentamento Baixa do Cajueiro, na divisa dos municípios de Campo Maior e Jatobá do Piauí, foram contempladas com a construção da estrada vicinal que liga essas localidades à PI-322 (Estrada de Jatobá-Campo Maior), que era aguardada há 25 anos. Na oportunidade o prefeito Paulo Martins autorizou o inicio da obra de reforma da escola municipal local.

A escola ‘Antônio Quaresma de Sousa’ foi construída há 25 anos na comunidade Santa Rosa e depois de passar por uma mini-reforma há oito anos, a unidade escolar tem a sua estrutura física precária, sobretudo as suas instalações sanitárias, que ainda é resumida a uma sentina. “Já estamos autorizando o inicio da reforma e a extinção da sentina”, completou Paulo Martins.

O anuncio do prefeito foi feito durante a solenidade de inauguração da estrada, realizada no Assentamento Baixa do Cajueiro.  O presidente da Associação de Moradores, José Francisco, e a professora Lourdes Bandeira, da comunidade Santa Rosa, se pronunciaram sobre a estrada.

Para José Francisco a estrada representa a liberdade de todas as 40 famílias das duas comunidades. “Há muito tempo vivíamos isolado, sem ter o direito de ir para onde a gente quiser, porque a situação da estrada não deixava. Agora conquistamos a liberdade literalmente”, declarou o líder comunitário.

Já a professora Lourdes disse que o andamento do processo de ensino aprendizagem dos seus alunos estava prejudicado por conta das péssimas condições da estrada. Ela conta que os estudantes estavam chegando mais tarde e sendo obrigados a voltar mais cedo para casa. “E em alguns dias nem chegavam, porque as condições da estrada não permitiam”, relatou a professora que escreveu uma mensagem de agradecimento ao prefeito e sua equipe.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Chagas Santos, o Chaguinha, disse que mais do que nunca, para o povo do assentamento Baixa do Cajueiro, a estrada significa desenvolvimento. Ele justifica que os produtores locais não tinham motivação para plantar e nem colher, porque a condição da estrada não permitia a escoação. “Essa estrada representa a redenção para esse povo”, completou o presidente.

Nenhum comentário: